| |

Dicas


Os Homenageados

Os homenageados da formatura

Formandos! Chegou a hora de elaborar as homenagens!

Para auxiliar nossos formandos, apresentamos a lista de homenageados e cada papel representado.

Patrono:  é um professor que se destaca do corpo científico da área do Curso, de reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento. O patrono significa o cargo máximo na hierarquia das homenagens; porém, a figura do mesmo não é obrigatória. O patrono não discursa na cerimônia de colação de grau.

Paraninfo: é quem faz o discurso na cerimônia de colação de grau. Cada turma de formandos terá apenas um Paraninfo. É o padrinho da turma e quem, formalmente, recomendará o bom desempenho dos formandos perante à sociedade, nas funções que porventura vierem a exercer. O Paraninfo é a pessoa que conduz os formandos na entrada do salão, e entrega os certificados aos seus afilhados. Este também deverá proferir mensagem formal na solenidade de Colação de Grau.

Nome de Turma: o nome de turma, em geral, é um professor, ou profissional da área, que mantém prestígio incondicional junto a turma; que, através de seu exemplo ou prática docente, inspirou os formandos e agora é homenageado emprestando seu nome. A pessoa escolhida não discursa durante a colação de grau. Sua escolha ocorre por unanimidade ou eleição direta.

Professor e Funcionário Homenageados: os homenageados são pessoas que no cotidiano das relações acadêmicas e administrativas, tiveram mais proximidade e afinidade com a turma de formandos, e por isso mereceram o reconhecimento e gratidão da mesma. Cada turma poderá homenagear um professor e um funcionário. Estes, não realizam discurso durante a cerimônia de colação de grau.

Orador da Turma: os formandos escolherão, dentre eles, o seu orador. A responsabilidade do orador é elaborar um discurso à altura da importância da solenidade. É aconselhável que o orador apresente antecipadamente o discurso à turma para aprovação, uma vez que estará falando em nome de todos.

Juramentista: os formandos escolherão, dentre eles, um aluno que pronunciará o juramento durante a solenidade de Colação de Grau.

Além dos homenageados acima, tem-se por praxe realizar as seguintes homenagens:

 

- Homenagem a Deus ;

- Homenagem aos Mestres;

- Homenagem aos Amigos;

- Homenagem A quem Amamos (noivos, maridos e namorados);

- Homenagem Aos Ausentes;

- Homenagem Aos Pais;

- Entrega de placas aos Mestres (Um formando para cada Professores  e Funcionários Homenageados);



Copyright 2011, Polyndia. Todos os direitos reservados.